segunda-feira, 30 de julho de 2012

Sistema construtivo Light Steel Framing:

O sistema construtivo Light Steel Framing (LSF) é um sistema considerado inovador, com concepção racional e que tem como principal característica a estrutura constituída por perfis formados a frio (PFF) de aço galvanizado, que são utilizados para composição de painéis estruturais e não estruturais (DALTRO, SENRA, MATIELLO; 2009; CRASTO, 2005).
Conforme Popo-ola, Biddle e Lawson (2000, p.1), quanto ao uso do aço galvanizado e desse sistema construtivo:
“O Aço Galvanizado tem sido usado com sucesso por mais de 50 anos em estruturas de Light Steel Framing e outros componentes em habitações e edifícios residenciais na Austrália, Japão, França, EUA e Canadá”.

Quanto ao emprego desse sistema construtivo na América Latina, percebe-se que no Chile é bastante empregado para construções habitacionais e comerciais.
No Brasil, por sua vez, o sistema vem ganhando espaço nas construções, inclusive com o aumento de produtos e componentes específicos.
Há também aumento da produção de trabalhos científicos, conforme apresentado no Quadro 6. Esse quadro relaciona os principais trabalhos nacionais (artigos apresentados em congressos, dissertações de mestrado e teses de doutorado) a respeito desse sistema construtivo.