domingo, 2 de setembro de 2012

mestre de obras wiki

O mestre de obras é o profissional responsável pela execução de obras de pequeno e grande porte. Trabalham gerenciando toda a mão de obra sendo portanto um administrador. Em tempos atrás os mestres de obras eram pessoas que aprendiam tudo com a sua experiência de vida, hoje, há cursos profissionalizantes que formam líderes com conhecimento em construção civil. A profissão é confundida com outras da área como: empreiteiro ou pedreiro.

Formação

É necessário que o mestre de obras saiba ler projetos, orientar a mão de obra, zelar pela segurança de todos e da obra e possuir liderança. Com o aumento da procura pela área da construção civil no Brasil, Angola e Cabo Verde é necessário curso de formação. Pioneiros na formação de mestre de obras afirmam que deve-se ter formação continuada para o profissional, já que a construção civil muda cada dia mais rápido.

mestre de obras

Eu faço o que sou. Eu sou o que faço. Mestre de Obras
Descrição: Conheça o trabalho do José, que começou como carpinteiro e hoje é mestre de obras

Curso Mestre-de-obras


Objetivo
Qualificar profissionais para efetuarem a gestão e a supervisão do canteiro de obras  bem como participarem do planejamento da obra.
Certificar profissionais - Encarregado de Obras e Mestre-de-obras - que atuam no mercado de trabalho e que comprovem possuírem as competências estabelecidas no perfil profissional de conclusão das referidas qualificações.



Requisitos de acesso

A inscrição e a matrícula no Curso de Qualificação Mestre-de-obras estão abertas a candidatos que, preferencialmente tenham concluído o ensino fundamental ou que comprovem a conclusão da 6ª série deste nível de ensino. Além disso, devem possuir experiência de 5 anos, no mínimo, como profissional de uma ou mais áreas relacionadas com a construção civil: pedreiro, encanador, armador, carpinteiro de formas, carpinteiro telhadista, pintor e instalador de placas de gesso acartonado ou eletricista; ou, ainda, experiência profissional em comando de equipes de trabalhadores da área da construção civil.   

Perfil profissional
Participar do planejamento da obra e supervisionar a produção planejada, coordenando os trabalhos, criando condições seguras nas atividades desenvolvidas no canteiro de obras e controlando ações de preservação ambiental.
 
Desenvolvimento metodológico do curso
O perfil profissional foi estabelecido com base em metodologia desenvolvida pelo SENAI para o estabelecimento de perfis profissionais baseados em competências, tendo como parâmetro a análise funcional, centrando-se, portanto, nos resultados que o Mestre-de-obras deve apresentar no desempenho de suas funções. É fundamental, portanto, que a ação docente se desenvolva tendo em vista, constantemente, o perfil profissional de conclusão do curso.