sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Tijolo de Solo Cimento

Econômica, estrutural, ecológica e aconchegante são os principais atributos de quem constrói casas com tijolo ecológico. Essas qualidades despertam a atenção de construtores:

Economia:
Além de limpas, obras com tijolo ecológico reduzem o custo de cimento para reboco e assentamento, tinta, ferragens, areia e madeira para formas de colunas e vigas. Mas a grande economia é a redução do custo de mão de obra, o sistema de encaixe dos tijolos agiliza o trabalho e as paredes são levantadas em média 3 vezes mais rápidas que tijolos assentados com massa.


Estrutura:
Tijolo ecológico em ensaios de laboratórios atingem em média 2 vezes mais resistência em testes de compressão em relação ao tijolo convencional, são termo-acústicos, reduzem ruídos externos, permitem a convecção natural do ar quente pelos furos que proporcionam uma temperatura agradável no interior da casa, redes elétricas e hidráulicas são implantadas facilmente no sistema modular de furos.

Ecologia:
A procura por materiais sustentáveis na construção é fruto de um excelente trabalho de ambientalistas em despertar a consciência ecológica em construtores e arquitetos. Esse trabalho bem fundamentado motiva pessoas conscientes a construir com tijolo ecológico entre outros materiais que reduzem a agressão ao meio ambiente. Diversos projetos sociais e acadêmicos com essa iniciativa já foram premiados e a Vimaq Prensas acredita e apóia essas ações.

Aconchego:
É fácil perceber o fantástico padrão de beleza das casas de tijolo ecológico a vista, basta dar uma volta em uma cidade ou uma folheada em revistas de construções que podemos encontrar casas lindas e aconchegantes criadas por excelentes arquitetos.





O tijolo de solo cimento não é um simples tijolo. Além de cumprir a função própria do tijolo numa construção tem características físicas próprias que o tornam um produto diferenciado.
Essas características têm funções específicas para proporcionarem: qualidade, solidez, beleza e, principalmente, ECONOMIA no custo total da obra. Para eliminar o custo de material desnecessário, desperdício de material e tempo de mão-de-obra foram desenvolvidas apenas 3 peças fundamentais:
a) Tijolo inteiro;
b) Meio tijolo, usado nos contornos das portas e janelas;
c) Canaletas, usadas nas PERCINTAS (vigas que circundam e amarram todo o conjunto) que passam sob as janelas e sobre as portas e janelas, no respaldo e na distribuição horizontal da rede elétrica e hidráulica.



Fotos.......


Vantagens

A construção com o tijolo ecológico pode reduzir o custo de sua obra em até 30 % , isso se deve a diversos fatores:

1.    Menor uso de argamassa entre os tijolos.
2.    Se houver necessidade de colunas, as mesmas poderão ser feitas com os próprios tijolos, dispensando a madeira e toda mão de obra demorada que exige a coluna convencional.
3.    Dispensa reboco, pois o tijolo poderá ficar aparente e é decorativo, no entanto, se desejar o tijolo também permite o reboco.
4.    Economia na mão de obra devido a rapidez com que se faz uma casa.
5.    Embutir a rede elétrica e hidráulica sem quebra posterior de paredes e conseqüente desperdício de material e mão-de-obra.
6.    Permite ao consumidor uma economia de até 30% pois como os Tijolos de Encaixe são acabados, dispensa-se o acabamento tradicional. Inclui-se ainda na dispensa, tábuas para caixarias, pregos, vigas e colunas de sustentação, ferro p/ colunas, estribos e arames, chapisco, reboco, mão de obra especializada e toda vez que não se utiliza um determinado material, aparecerá dupla economia tanto na mão de obra como no material, pois como já foi anunciado o próprio tijolo é a sustentação da obra.




  • Economia de até 50% no custo final da parede.
  • Redução de cerca de 50% no tempo da construção.
  • Redução substancial no desperdício de material, especialmente concreto e massa de assentamento.
  • Durabilidade muito maior que qualquer outro tipo de alvenaria.
  • Menor peso: economia na fundação.
  • Usa apenas impermeabilizante no acabamento.
  • Assentamento de azulejos diretamente sobre os tijolos.
  • Aceita aplicação de reboco, pintura, gesso, grafiato, etc. diretamente sobre o tijolo.




Características físicas e suas funções:

1) Dimensões proporcionais iguais e precisas que permitem o cálculo da quantidade necessária e sem cortes de tijolo. 

2) Superfícies lisas e contornos regulares bem definidos que permitem maior agilidade no trabalho e beleza visual da obra.

3) Orifícios ou furos dimensionados nas extremidades das peças que permitem: a) Embutir as colunas sem custo com madeiras, pregos, arames e profissional carpinteiro. b) Embutir a rede elétrica e hidráulica sem quebra posterior de paredes e conseqüente desperdício de material e mão-de-obra.

4) Canalizar o fluxo de ar de baixo para cima, proporcionando o conforto térmico e acústico e eliminando possível umidade.

5) Sistema de encaixe MACHO/FEMEA que permite a construção de paredes perfeitamente retas e aprumadas, beleza visual e maior rapidez no levantamento as paredes e conclusão da obra. Além de todas as características desenvolvidas para abreviar o tempo de construção, elimina algumas operações do sistema tradicional que desperdiça tempo, material e mão-de-obra. Neste sentido é muito importante salientar a simplicidade, eficiência e, principalmente, a ECONOMIA obtida no inovador sistema de assentamento dos tijolo

Calculo dos tijolos
Você mesmo pode calcular a quantidade de tijolos necessária para sua obra:

Tijolo inteiro
1.    Calcule a quantidade de metros lineares das paredes, somando a medida de cada parede da casa.
2.    Multiplique o valor obtido pelo pé-direito (altura do chão até o inicio do teto),  você terá a metragem quadrada das paredes.
3.    Multiplique os metros quadrados de parede por 64 e obterá a quantidade necessária de tijolos inteiros.

Canaletas:
Multiplique a quantidade de metros lineares da casa por 12, que corresponde a 3 x 4, ou seja, 3 fiadas de canaletas ao longo da casa e 4 canaletas por metro linear.
Meio Tijolo:
Consideramos para o cálculo do meio tijolo 10% da quantidade total dos tijolos comuns.

6 comentários:

  1. Peço licença para divulgar meu blog que mostra uma obra utilizando tijolo solo-cimento, mostra que existem várias alternativas mais práticas, econômicas e limpas para se construir.

    Aqui temos a obra do começo até o fim (ainda está em construção): http://solocimento.blogspot.com.br/

    Obrigado pelo espaço.

    ResponderExcluir
  2. Por favor entre em contato, (61) 85898114 - 33801144,telhaconcreto@hotmail.com, precisamos combinar uma obra com tijolo solo cimento aqui em Brasilia,DF. nos temos os tijolos, precisamos do mestre com experiencia neste tijolo.,grato pela resposta. fernando

    ResponderExcluir
  3. Sou de Itapevi grande SAo Paulo, tenho uma fabrica de tijolos ecologico, me disponho a parceria E-mail apegodonto@uol.com.br.
    Att.
    Paulo

    ResponderExcluir
  4. Sou de Itapevi grande SAo Paulo, tenho uma fabrica de tijolos ecologico, me disponho a parceria E-mail apegodonto@uol.com.br.
    Att.
    Paulo

    ResponderExcluir
  5. Conheça o novo programa IDEIAS & NEGÓCIOS! A PARCERIA QUE VOCÊ PRECISA!

    http://www.sahara.com.br/ideias-e-negocios

    Com inúmeras entrevistas, vamos transmitir todo a informação e conhecimento que adquirimos ao longo de todos os anos, contamos com todos os nossos parceiros para falar um pouquinho de sua jornada para que possa ajudar a todos.

    Semanalmente teremos matérias e conteúdos relevantes para que você sempre tenha um suporte e alguém que pode sempre contar, temos o canal dúvidas e soluções, onde nossos seguidores poderão enviar suas dúvidas ou problemas relacionados ao mercado que tentaremos responder o mais rápido possível com um vídeo ou até mesmo uma matéria em nosso portal.
    Mande sua pergunta ou dúvida para nós, que será um prazer está prestando suporte a você.

    E-mail: marketing@sahara.com.br

    ResponderExcluir
  6. Pretendo construir uma casa com tijolos ecologicos, de 180 M².... Em Paulinia, sp, já tenho o fornecedor dos tijolos.. preciso e mão de obra especializada ( que não seja construtora)...profissional autonomo...Favor entrar em contato comigo (19-992187708) obrigado






    ResponderExcluir